19 de julho de 2005

1º TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL DE 7 FOI CHÃO QUE DEU UVAS

Apesar do mau ano agrícola - que os engenheiros do ramo atribuem à seca que se tem feito sentir por estas bandas - o Torneio organizado sob a batuta omnipresente e omnipotente do dótô Fernando terminou em grande. E já vos conto porquê:

1º- Os Infantis A (alguns em idade A2) dos nossos vizinhos do "S.R.C.D. El Burgo" venceram na final o Nariz (alguns em idade A3), assim se consumando o objectivo de bem receber os nossos irmãos da Galicia. Até neste particular fomos duma irrepreensível hospitalidade, bem ao jeito do "toma lá, dá cá".

Juro que eles adoraram e saíram de cá mortinhos
por voltar sempre.
Como diria o Che, "Hasta la vitoria, siempre!"

2º- A melhor equipa da UDB, os genuínos Infantis B, arrazou na final o Nariz. Aquela muidagem tem um excelente fio de jogo e desde já aviso o Fernando para se precaver, não vá o Dr. Acílio Gala sacá-los para um dos grandes do campeonato dele. Tudo, menos isso.
Viva a UDB! Abaixo a alma do Diabo!

Entretanto, os "meus" Infantis A ficaram no 3º lugar, vencendo o Argoncilhe. Para quem apenas sofreu uma derrota perante os matulões do Burgo, bem mereciam ir à final bater o pé aos
nossos irmãos galegos. Lá que a nossa malta joga melhor futebol, há que reconhecê-lo, mesmo que o maior gozo esteja em partilhar o empenho e amor à camisola de toda a miudagem que participou no torneio.

3º- O Paços de Brandão (Escolas B) e o Valecambrense (Escolas A) também foram campeões nos respectivos escalões, ficando a UDB em 3º nesses 2 escalões da pequenada.
De registar a presença do Vilaverdense na última jornada, vencendo a penalties o Pontepasaxe (3º lugar dos Infantis B) e conquistando ainda o 4º lugar em Escolas A, em jogo perdido a penalties a favor da pequenada da UDB
.

  1. Foi uma Festa!
    Ainda que tenham faltado umas taças,
    perdidas na burocracia dessa coisa
    que é organizar Torneios e outras campanhas.

Aqui ofereço um conselho ao Presidente da UDB: ou segue as minhas pisadas dos tempos de rapaz novo, regressando às origens anarquistas (1), ou é melhor distribuir as tarefas com o rigor que reconhecemos aos candidatos do PSD e do PS à Câmara: tudo ao milímetro, sem improvisos do tipo samba na Praia de Ipanema.

4º- Achei genial a ideia de levar a malta para a Feira do Sobreiro refastelar-se num cervo assado no espeto. Amigo dr. Acílio Gala: não vale a pena insistir, que a sua (e do Presidente da Junta) oportunidade de comprar aquele espaço já foi chão que não deu uvas. Aquilo agora é das massas populares, negócio feito, só falta pedinchar a verba para saldar a dívida.

No entretém, vitivinicultor frustrado, saquei de 2 garrafões (um de jeropiga e outro de boa bagaceira) e ofertei-os ao Xabier lá do Burgo. E assim se vai a Bairrada redimindo dos pecados da falta de marketing político. Qual Fiacoba, qual quê!

Contra o que eram os meus receios, as instalações do Colégio serviram às mil maravilhas e os convidados especiais percorreram agradados a região; somos nós a querer fugir para Vigo e restante Galiza e eles mortinhos por assentar arraiais no Sobreiro.

Para atingir esse ecuménico objectivo de alojar tamanha imigração, proponho a quem de direito que se avance já com o Plano de Pormenor da Zona Central e de Expansão do Sobreiro, de que vos lego esta proposta futurista:
- Estudo Prévio de Dez/98: apartamentos existentes + propostos = 452;
- Estudo Definitivo de Fev/2000: apartamentos existentes + propostos = 660;
- Estudo Definitivo de Maio/2003 (em resposta ao Estudo do Milton Costa, intitulado "Uns ganham e outros perdem"): apartamentos existentes + propostos = 717.

Sempre a subir, como é próprio do progresso!

Quanto às habitações unifamiliares, previstas e propostas naqueles andamentos:
- Estudo Prévio de Dez/98: 287;
- Estudo Definitivo de Fev/2000: 286;
- Estudo Definitivo de Maio/2003: 269.

Sempre a descer, como é próprio do progresso!

A assistência, essa, não perdia pitada...

Uma nota final sobre a badalada ausência do OBSC: soube ontem à noite de fonte fidedigna que tudo não passou de deficiência de comunicação; o dótô não terá formalizado o convite, após conversa de trinta e um de boca com dirigentes do OBSC, o que estou em crer seja verdade e servirá para nos ensinar a fazer melhor o trabalho de casa. Valha a verdade, o Fernando Vieira é um cão de trabalho e não é fácil conseguir uma equipa de trabalho mais numerosa, que são sempre os mesmos a dar o corpo ao manifesto.
Amigo Dótô, como te disse na nossa Feira: tal como o Milton, também tu és primo do Gala, ele de sangue e tu de têmpera: queres fazer tudo sozinho e à fina força.
Para, escuta e olha, que, para ele(s), Inês é morta.

E, lembra-te do que te disse lá: se oferecerem 500.000€ à UBD para o complexo desportivo, não hesites em dar outra vez o teu nome prá lista deles (de preferência em 1º, na vez do teu Colega). Mas exige contrato prévio e reduzido a escrito pelo teu Advogado, que faço questão de ser eu. À borla.

Por agora, aproveita e vai com as aves; elas chamam-te.
*
(1) Cito-te o meu querido M. Bakunine, esse mesmo, o anarquista do séc. IX: “A SALVAÇÃO PÚBLICA NÃO DEPENDE JÁ DO ESTADO MAS DA REVOLUÇÃO”. Percebeste?

*

Oscar de Bustos

10 comentários:

  1. Anónimo15:02

    Lá foi a pobre da bandeira nacional colocada ao contrário uma vez mais.É a bandeira ou é o país que está de pernas para o ar?
    Estou cada vez mais confuso....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:23

    A bandeira está bem colocada. È uma imitação da bandeira oficial. Ficaria melhor a bandeira do UniãoDBustos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:05

    E porque não uma do BRASIU

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:15

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:17

    Com tantas idades em A, A2 e A3 estamos perante um torneio da AUDI?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:14

    Parabéns à UDB pela organização e sucesso do torneio.
    Caro Oscar quero deixar-lhe outra citação de Mikhail Bakunine:
    "Não há nada tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesma."
    Agora vou que as aves chamam-me e tenho o autarquicas2005.tk para gerir.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:38

    Para vós, que sois de esquerda, da dita esquerda em liberdade, não vou citar Bakunine, mas Marx, esse mesmo Carl Marx, na sua mais relevante dedução científica “As crises do sistema capitalista, resultam do excesso de produção” direi eu, que a ruptura do sistema capitalista, acontecerá, em virtude do excesso de produção, quando o mercado não for capaz de dar escoamento à produção.
    Esta verdade cientifica da teoria Marxista, iniciada em Engels, Lenine, Rosa Luxembourg e finalizada em Henri Dennis e nos contemporâneos Sraffa e Seton, teria à luz da realidade actual, limites, limites geográficos, ou seja, a teoria inicial dos Marxistas, teria obviamente que se restringir às fronteiras dos países, isto é, apenas funcionava em economia fechada.
    Nos tempos actuais, da globalização, a teoria Marxista ruiria, entraria em crise e obviamente teria que lançar para a fogueira todos os volumes do capital.
    Na próxima edição, o escrevinhador, dissecará sobre a situação politica actual do nosso concelho. Serão analisados os candidatos, esquartejados, rebobinados, compactados enlatados e atirados ao Levira.
    Este texto destina-se a impressionar os pseudo anarcas dos blogs. O autor destas linhas encontra-se na linha de pensamento daqueles que entendem que o melhor regime que os homens descobriram foi, é e será a social democracia. A social democracia baseada na moderna Economia Mista, com mais ou menos intervenção do Estado, em sectores mais ou menos estratégicos, determinantes do ponto de vista económico ou Social.
    Pois é, caros amigos, de ideologia estamos conversados por hoje e chega de conversa tonta, amanhã há mais.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo08:18

    Pulgando da social democracia de mais ou menos isto e menos ou mais aquilo em planeta de distorções graves, o relato - comentário ds Óscar Aires é uma das montras de Bustos. Ressalta a espontaneidade do dr. Fèrnando Vieira daí as falhas. ... Milton Costa teve direito a foto de campanha. Estaria na assistência em representação do primo Presidente? ou de candidato do PS? O Dr. Fèrnando abriu mais uma frente de combate? É que o terreno da feira está alugado para servir de terrado pra a realização da feira bi-semanal. O senhorio pode questionar a utilização indevida do espaço? Mas, mais importante do que a questão pseudo-jurídica, está encontrado o destino a dar ao espaço-feira: Zona Verde de lazer ... Irá por água abaixo o betão do sr. Presidente(?)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:19

    Também fiquei surpreendido por ter aparecido numa fotografia. Quero esclarecer que não sou candidato do PS, nem de outro partido que em tempos me convidou para integrar as suas listas. Só faltou mesmo o CDS/PP. Também não represento o meu primo que certamente não gosta nem de me ver. Estava lá só a ver o jogo e pelo menos dou a "cara" e assino o meu nome em tudo aquilo que escrevo. Milton Costa

    ResponderEliminar
  10. Anónimo09:42

    Afinal não é só o Jornal da Bairrada que "filtra" as notícias, também aqui o administrador retira comentários. E esta, hem?!!!!!!!!

    ResponderEliminar