18 de junho de 2005

O “Rafael” no jornal “ Público

O Restaurante Rafael é cada vez mais uma referência no panorama gastronómico nacional. Depois de ter sido eleito pelo jornal “Expresso” com um dos melhores restaurantes portugueses é referido, hoje, no jornal “Público” de forma altamente elogiosa.


“ Em Bustos, na Bairrada, há um restaurante que não serve leitão assado, mas tem uma “ sopa à lavrador dos anos 30” que deixou David Lopes Ramos em êxtase. Caldos destes já não se fazem, o que se lamenta, pois são ricos, alimentícios, saborosíssimos e dão saúde!” – escreve o articulista do diário nacional, justificando:
“ A terrina chega cheia e fumegante à mesa. O cheiro a caldo em que se misturam os aromas de couves frescas, feijão vermelho, enchidos e carne de porco curados com sal, lentamente cozinhados deixa um apreciador à beira do êxtase. (…) É um caldo e tanto, que, com um naco de pão, alimentou durante décadas, gerações de trabalhadores do campo de várias regiões de Portugal.”

1 comentário:

  1. Anónimo00:22

    Bustos tem um capítulo reservado na história da gastronomia com o “frango de churrasco” à Heitor de Carvalho que o Pompeu Aires espalhou pelos 4 pontos cardiais; A Ti Maria trouxe da Figueira da Foz a “chanfana” e “bacalhau à Ti Maria”;
    Manuel Fabiano, Jaime Pinto, Gabriel (com nome em rua) assadores afamados de leitão – entre outros.
    Ilídio Moreira (peixeiro) artista de caldeiradas … são alguns nomes que devem figurar na história de Bustos.
    E há mais …

    ResponderEliminar