9 de junho de 2005

IMPONENTE MEMORIAL ACOLHE MORTOS EM COMBATE

A inauguração do “Monumento aos Combatentes do Concelho de Oliveira do Bairro” nas Antigas Colónias irá acontecer no próximo dia 12 (Domingo). O convite camarário não esclarece se a homenagem é dedicada aos militares mobilizados post-1960 ou se abrange os expedicionários para Angola, Moçambique durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial.

A nossa comoção implodirá ao soar o toque de silêncio em homenagem aos camaradas que doaram o seu sangue à Bandeira Portuguesa. Os seus nomes agora impressos em condigno memorial estão patentes para manter viva a memória de um percurso da nossa história que culminou com a revolução do 25 de Abril.
.
Em forma de lâmina rectangular, o imponente Memorial tem a tonalidade do sítio do teatro das guerras do fim do império português e evidencia uma sublime verticalidade sustentada, de um lado, pela força telúrica cerzida com as lágrimas vertidas pelas mães do concelho, e do outro, pelo sangue dos combatentes derramado ao serviço do País.
.
De realçar a existência em Oliveira do Bairro de dois monumentos a homenagear os militares mortos em combate.
Cabe à Câmara ultrapassar o estádio da inauguração e promover eventos anuais que contribuam para avivar a memória de episódios históricos relacionados com a participação de Portugal nesses conflitos bélicos.

Segundo informação, o espaço envolvente do Memorial é exclusivo da Homenagem aos militares do concelho mortos nas colónias, durante a Guerra Colonial – por imposição da Liga dos Combatentes.
.
  • Está retomada a proposta apresentada pelo PS de prestar a devida homenagem que agora é levada a efeito.
  • Até porque é de entendimento duvidoso a intrusão “à sucapa” de qualquer outra homenagem, por mais habilidosa que seja a argumentação.

  • A partilha do local com qualquer outra homenagem, por mais justa que seja, carrega de menosprezo o símbolo da farda vestida pelos militares que em tempo serviram nas colónias.
.
  • O sangue derramado em África pelos Combatentes (naturais do Concelho) merece ser respeitado... Em sóbrio lugar de honra.
*
Programa da inauguração em Oliveira do Bairro, apoiado no Convite Popular emanado da Câmara e datado de Junho de 2005:
  • Domingo, dia 12.
    18H00 – Missa na Igreja Matriz;
    19H15 – Inauguração do Monumento, situado no topo Norte da Avenida Abílio Pereira Pinto.

    Presidirá à cerimónia o Presidente da Liga dos Combatentes, Ten.-General Joaquim Chito Rodrigues.


Ao acto estará presente a Comissão (“ad hoc”) Organizadora do Núcleo da Liga de Combatentes de Oliveira do Bairro.
Os voluntários – Amílcar Santiago, António Joaquim, Victor Pinto (TM 936 101 296) e Arlindo Oliveira – estão mobilizados para participar na campanha de formação do Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes (segundo dados recolhidos do Jornal da Bairrada, 09.06.2005).

Espera-se elevada adesão dos ex-combatentes do município ao novo Núcleo.

  • Sérgio Micaelo Ferreira, Rossio da Póvoa
  • (sócio da Liga de Combatentes)

Sem comentários:

Enviar um comentário