30 de junho de 2005

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA AO RUBRO

A última Assembleia da Freguesia de Bustos, realizada no dia 29, foi muito polémica e tensa. Em especial quando, no tempo dedicado às intervenções do público, o Presidente da União Desportiva de Bustos, Fernando Vieira, revelou toda a sua revolta.

José Manuel Domingues, o presidente da Assembleia, começou por ler um texto indignado com as palavras proferidas pelo deputado do PSD, Paulo Alves, no decorrer da Assembleia Geral anterior, quando foram abordados os festejos do 18 de Fevereiro. Alegadamente Paulo Alves terá dito que o presidente da mesa da Assembleia da Freguesia não teve a dignidade de convidar o líder da oposição, Mário Rui Belinquete, para a mesa da sessão solene comemorativa do aniversário da freguesia. Paulo Alves, apesar de discordar, pediu desculpa ao presidente da Assembleia e, para desfazer todas as dúvidas, requereu a audição da gravação dessa Assembleia, onde, segundo a sua versão, se terá referido ao presidente da Junta, Manuel Pereira, que não teve a dignidade de convidar o Presidente da Assembleia de Freguesia de Bustos e o líder da oposição para integrar a mesa da sessão solene.
A Acta do Assembleia não é clara sobre este assunto pelo que a questão ficou sem um esclarecimento definitivo.

O presidente da Junta informou que propôs nomes para várias ruas de Bustos. Nomes como “Rua do Coveiro”, “Rua do Fogueteiro”, “Rua do Rogério”, “Rua do Mário Canão” e um ou outro nome desconhecido dos deputados. Estranhamente não indicou nenhum nome de cidadãos que de alguma forma se destacaram na vida de Bustos ao longo dos últimos oitenta anos!
Em consequência os deputados do PSD pediram que fosse constituida uma comissão para analizar e dar nomes às ruas; pretensão negada por Manuel Pereira que, peremptório, afirmou que já estava tudo resolvido e que a informação até já tinha sido entregue à Câmara.

Aproximava-se o fim da Assembleia quando aconteceu a grande surpresa com muita emoção à mistura. Entraram na sala vários membros da Direcção da União Desportiva de Bustos. Fernando Vieira, presidente da U.D.B, pediu a palavra no período aberto ao público e começou por dizer que integrou as Lista do CDS/PP para a Assembleia Municipal, “contrariando todos os seus princípios políticos”, porque lhe prometeram construir o novo parque desportivo durante o presente mandato. Ao longo dos últimos quatro anos sempre lhe prometeram que o novo parque iria ser construído. Só tal não aconteceu como, recentemente, soube que a Câmara tinha oferecido 262.000 euros para relvar mais um campo do Oliveira do Bairro Sport Clube.
Perante tal notícia o presidente da U.D.B mostrava-se indignado. E referiu mesmo que foi o clube que pagou os montes de saibro espalhados no local do futuro parque desportivo. A Câmara apenas ofereceu o transporte.

No fim da sua eloquente intervenção Fernando Vieira pediu ao Presidente da Assembleia de Freguesia que diligenciasse no sentido de pedir à Câmara verbas para a construção do novo campo da UDB e desafiou o Presidente da Junta a renunciar à sua recandidatura se a Câmara não disponibilizasse tais verbas. Em resposta o presidente da Assembleia prometeu escrever à Câmara, depois solicitou a Manuel Pereira que se pronunciasse sobre o que pretendia fazer. O Presidente da Junta corou, olhou para uns papéis e nada disse.
E assim se deu por encerrada a Assembleia de Freguesia do dia 29 de Junho.

Milton Costa

1 comentário:

  1. Anónimo11:05

    Este senhor Presidente da Junta de freguesia de Bustos actua como se fosse o capataz da farme. É altura de despedi-lo.

    ResponderEliminar