27 de maio de 2005

POSTAL DO ROSSIO – 6 (#) UNIÃO DESPORTIVAMENTE DE BUSTOS EM 5º LUGAR

Os seniores da União posicionaram-se no 5º lugar da Zona Sul da II Divisão Distrital, garantindo a manutenção descansada nesta série.
Conquistaram 47 pontos em 30 Jogos correspondente a 52,2% da pontuação em disputa. Para este migalheiro, contribuíram 14 vitórias e 5 empates. Em 36,7 % dos jogos a UDB não pontuou (corresponde a 11 partidas). Curiosamente, a UDB marcou 43 golos e sofreu 42.

As saudações desportivas. Para além do precioso nicho da Formação, o Departamento Sénior da UDB merece uma boa adiafa.

Parabéns endereçados ao vencedor da Zona: Grupo Desportivo da Mealhada.

in http://www.afaveiro.pt/
«»«»«»
««««««
Excerto da crónica
NEUROPEU DE FUTEBOL

O que perde o futebol não é o jogo propriamente dito, mas todo o barulho que se faz à volta dele. É impossível a gente alhear-se do futebol, falado, comentado, transmitido, relatado, visto, ouvido, apostado, gritado, uivado, ladrado, festejado, bebido. O futebol passa deste modo a ser uma chateação permanente. É que não há tasca, pastelaria, sala de jogos, barbearia, recanto de jardim público, quiosque, bomba de gasolina, restaurante, Assembleia da República, supermercado, hipermercado, livraria, loja, montra, escritório, colégio, oficina, fábrica, habitação, diria até, onde, de algum modo, não se ouça falar do jogo que decorre, decorreu ou decorrerá. Quando há transmissão via TV ou Rádio, então a infernização é total.

Depois, aparecem os jornais desportivos e os jornais não desportivos, os críticos, os especialistas, os entrevistadores, os grandes títulos verdadeiramente idiotas, como o da presente crónica, para não me furtar ao exemplo.

Enfim, o País fica futebol.
(…)
É grave? Não é grave? Sei lá. Verifico, apenas, que é assim por toda a parte. E isto massacra, desgosta, faz perder a razoabilidade, a isenção, o bom senso, a simples tineta.
*
  • ALEXANDRE O'NEILL (1924-1986) (in «Jornal de Letras», 19.5.1984;
  • in «Coração Acordeão», edição de Vasco Rosa, «O Independente», com o Patrocínio da Fundação Oriente, Lisboa, 2004)
    extraído de
    http://members.netmadeira.com/
    «»«»«»
    * Sérgio Micaelo Ferreira
    [Rossio da Póvoa, um topónimo a recuperar]

Sem comentários:

Enviar um comentário