24 de maio de 2005

POSTAL DO ROSSIO - 5***** PALAVRAS COM VIDA(i)

Quadros da etnografia bairradina/gandareza/da «ria» assentarão arraial em Bustos pela mão do aniversariante Orfeão.
Os merecidos Parabéns vão acomodados em excerto de (i) “Palavras com vida” (in Arsénio Mota, Recordações do Berço, edição do autor, 2003 «Jornal de Notícias», 14-10-1989):

“Aqueles poucos que andam em busca de palavras sabem-nas esquivas”… “Acaba por ser uma experiência admirável ouvir a terminologia do povo bairradino e poder confirmar os ditos da boca nas páginas credenciadas. O léxico de um Camilo, de um Camilo, de um Carlos de Oliveira e outros mestres da língua aí está, refulgindo em oiro eterno, na emoção de cada descoberta. Pode-se então não parar de rebulir até fazer rasquido uma catrefa de tarantas!

Isto sem fulestrias, mas à labordaça, porque ninguém vai querer ser chona, antes quer ripar sem endróminas uma ucharia das boas sem pagar alborque… Para o preguiçoso do dicionário, mais uma vez será de esclarecer: ripar significa o mesmo que abarbatar até para o maloio capaz de se cativar com qualquer potreia inqualificável…”
Por certo, o CANTÁBUS’2005 vai fazer chiar a dobradiça da portinhola da portagem que dá acesso a algumas radículas das nossas Raízes.

Renovo o apelo. Nelson Figueiredo, liberta do segredo a tua recolha dos termos locais.
(Sérgio Micaelo Ferreira, Rossio da Póvoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário