13 de maio de 2005

LEONTINA ACONSELHA LER «FILOSOFIA NA ALCOVA» DO MARQUÊS DE SADE!!!

Uma pessoa lê, arregala os olhos e nem acredita. A última «Agenda Cultural» (Maio-Junho) da Câmara Municipal deste nosso concelho que está «no pulsar do dinamismo», que nos traz sempre, a abrir, a cara simpática da drª Leontina Novo, vereadora de Cultura e candidata à Presidência pelo CDS-PP, faz-nos as habituais «sugestões de leitura». Alinhando autores como Gabriel García Márquez, Natália Correia e outros, aparece, na pág. 25, com a correspondente reprodução da capa do livro, esta «sugestão» espantosa: Sade - «A Filosofia na Alcova» - edição da Europa-América, 2004!!!

O quê?! O «divino marquês», clássico do sado-masoquismo, que viveu na transição dos séculos XVIII-XIX, chega agora, finalmente, até nós? Assim em público e raso, trazido por mãos bentas e conspícuas?!
Caramba!... E não já, mínimo dos mínimos, proposto à leitura no seu outro conhecidíssimo diálogo entre um padre e um moribundo, mas sim e logo, no máximo esplendor dos seus excessos orgíacos, na obra em que o autor não só conta como justifica teoricamente tudo o que faz?!

Estará o concelho de Oliveira do Bairro, com esta orientação novíssima, no pulsar do dinamismo, a querer proclamar a mais completa libertinagem sexual e moral (reformulando de passagem todo o sistema de crenças e valores tradicionais da direita partidária)?! Avançando até uma frente em que mais nenhum partido ou ideologia consiga chegar-lhe?!
É de presumir que não. Redondamente, que não! O mais provável é que a drª Leontina tenha confiado a tarefa a alguém da sua confiança, por exemplo, a alguém da Biblioteca Municipal, por exemplo à responsável, drª Cristina Calvo. A alguém, por exemplo, que até pode falar com gosto no «prazer de ler», e de apelar constantemente para a leitura, para as estantes da Biblioteca, mas que não lê, não conhece Sade, nunca ouviu falar de «Filosofia na Alcova», que não tem ponta de curiosidade intelectual mas gosta de receber o salário do mês, que tem nojo de uma simples consulta a enciclopédia…
Drª Leontina Novo, retire imediatamente esta «Agenda Cultural» da circulação!
É escandalosa! É analfabeta!

ARS

Sem comentários:

Enviar um comentário