15 de maio de 2005

Crónica: Leontina e o Marquês de Sade


O facto da vereadora da cultura e candidata à presidência da autarquia, Leontina Novo, aconselhar a leitura de Marquês de Sade na “Agenda Cultural” do Município tem provocada a indignação de muita gente. Em texto aqui publicado na passada sexta-feira (“Leontina aconselha ler “Filosofia na Alcova…”) Ars pergunta: “Estará o concelho de Oliveira do Bairro, com esta orientação novíssima, no pulsar do dinamismo, a querer proclamar a mais completa libertinagem sexual e moral (reformulando de passagem todo o sistema de crenças e valores tradicionais da direita partidária)?!”


Pois aqui lhe respondo: SIM!


Com esta novíssima orientação os dirigentes locais do CDS/PP comprovam quão desenvolto está o nosso concelho, quão autênticos podem ser os seus líderes. Os tempos da política hipócrita e beata em que tudo se resumia a construir algumas capelinhas e enfeitá-las com santos e flores de plástico acabou. Finou-se no dia em que Paulo Portas apresentou a demissão para ir servir (n)a América e Acílio Gala se conformou à reforma.
Recebido o testemunho do novo presidente do partido, Ribeiro e Castro, que lhe lembrou a responsabilidade de conservar para o CDS/PP esta derradeira autarquia, Leontina aceitou o desafio com a mais profunda convicção e empenhamento. Vivia ela o sonho da presidência, imaginando-se uma espécie de Joana d’Arc à frente do exército concelhio, lutando pela manutenção do último reduto democrata-cristão, quando o escândalo do “Despacho dos Sobreiros” rebentou. Para Leontina, que piamente acreditara em Paulo Portas quando este, de lábios trementes, proclamava a “virtude” e o “sentido de estado” dos ministros do CDS/PP, foi descobrir uma nova e dura realidade, viver um pesadelo traumático.


Então não é que os jornais anunciam detenções e processos judiciais falando de indícios de corrupção, tráfico de influências e favorecimento, envolvendo os ministros tão ostensivamente proclamados de “impolutos”!!!
Então não é que se descobre que membros do anterior governo, já depois de derrotados nas eleições, ou três dias antes da sua realização, assinam despachos envolvendo muitos milhares (milhões?) de contos!!!
Então não é que ministros “virtuosos” adjudicam empreitadas a empresas que pertencem a colegas ou antigos colegas de governo!!!
Então não é que ministros com “sentido de estado” são capazes de, no interesse de amigos, alterar as datas de documentos oficiais!!!
Então não é que ministros de um governo demitido vendem património do Estado a “preços de favor” e aproveitam o período de transição para conceder autorizações especiais e atribuir valiosas licenças em sectores e áreas submetidas a condicionamento!!!


A procissão, neste caso, ainda vai no adro mas para quem sempre acreditou nas palavras de Paulo Portas e nas virtudes de homens como Luís Nobre Guedes, Telmo Correia e Costa Neves, foi mais do que um simples choque. Foi um abalo tremendo, o desabar de um mundo de convicções, o fim de todas as certezas, uma hecatombe!
Terá assim então, incapaz de se refazer do choque, que Leontina Novo começou a ler e aconselhar a leitura de Marquês de Sade. E eu, solidário, bem a compreendo. Pelo menos Donatien Alphonse François de Sade nunca foi homem de proclamar virtudes. Foi honesto quando escreveu: "A primeira lei que a natureza me impõe é gozar à custa seja de quem for." Foi clarividente quando afirmou: “Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes.”
Como eu a compreendo Dona Leontina! Como eu a compreendo!
Belino Costa Posted by Hello

Sem comentários:

Enviar um comentário